sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Comunicado aos leitores



Li alguns autores questionando o concurso literário que Traços esteve, porque não houve uma liberação dos votos (votos eram computados em segredo) e também porque muitos livros ditos como excelentes não chegarem nem perto dos 10 primeiros...  (não sou eu que estou dizendo, é o que ouvi falar por aí. Eu particularmente não li nenhuma das obras finalistas, mas tenho que reconhecer que pelo menos dois dos livros finalistas tem apenas uma linha de sinopse e capas não tão bonitas... e acreditem, os votos populares era por sinopse e capa).

Eu acredito na idoneidade de quem fez o concurso, senão não estava nele. Mas, admito, é minha última participação.


Primeiro porque meus livros (destinados a um público que ultimamente até agressões físicas anda sofrendo, fora as de caráter religioso) nunca vão conseguir muitos votos. Segundo porque sei de muita gente que entra lá só pra negativar porque são livros GLBT. Vale lembrar que dentro da própria pagina dos livros eu já recebi criticas destrutivas.

E, em terceiro e mais importante, só os 10 mais votados passam por uma avaliação séria. Ou seja, não é um concurso literário, e sim um concurso de livro mais divulgado...

Durante dois anos seguidos, dois dos meus livros ficaram no quase, a poucos votos de um "segundo turno".
Para mim já deu, nessa. Conversando com alguns leitores, alguns que se demonstraram até chateados tanto quanto eu, pelo preconceito que meus livros recebem do publico em geral (como a Gaby do OL), eu percebi que o objetivo está sendo atingido, apesar disso.

Hoje, Rendição, Redenção e Traços são livros bem vendidos, livros que figuram no topo dos sites onde estão expostos (No Bookess, Rendição e Redenção são os dois livros gays mais vendidos do site http://www.bookess.com/books/listing/filter/sell/category/gay/ nessa categoria), e eu já sou reconhecida como uma autora GLBT de bom nível por grandes sites GLBT como o Nossos Tons.


Desde o primeiro dia que o primeiro livro foi colocado à venda, eu disse que o objetivo era "Quando alguém perguntasse sobre um autor de livros GLBT, lembrassem-se do meu nome". Bom, muitos hoje fazem isso. 

E eu não vou me vender por causa de concursos ou de publico. Anteontem alguém me perguntou isso: "Se seu publico é o queer, vai escrever hetero para atingir outros leitores?".
Tenho três livros heteros, que não foram e nunca serão colocados em tal concurso. Desculpem a todos os blogs literários e fãs de IDC, mas quem mantém a venda dos livros em alta são os leitores da Saga Jishu e Traços.

Meu projeto de escrever um livro hetero depois de terminar Remissão, é apenas porque senti vontade de escrever tal historia, mas não porque desejo atingir outro público. Meu publico é o publico queer, e são poucos autores que mantêm um publico tão fiel (mesmo que a maioria deles ainda não podem me seguir publicamente nem comentar publicamente que lê meus livros!).

Então era isso... Decisão tomada depois de muito pensar. A todos que me questionaram sobre esse livro hetero, saliento que ainda é projeto, não é nada certo. Se escrever, ele terá a importância de REE e Insígnia, ou seja, sempre em segundo plano, porque o foco da minha carreira literária é outro.

Obrigada mais uma vez a todos os leitores que de um jeito ou outro me ajudam nessa caminhada.


Josiane Veiga.

4 comentários:

Unknown disse...

Josy nem sei o que escrever já na basta o pessoal valorizar os autores nacionais e ainda por cima mais essa preconceito com determinados temas que o povo diz que isso não existe. Mas bola para frente que as energias boas atraem energias boas.

Sorte e beijos!

Anônimo disse...

Sinceramente? Decidiu muito bem. Sou dessas que não pode dizer que adora o que você escreve, mas tudo bem. Força sempre e o preconceito só deixará de existir quando as pessoas mudarem e seus livros trazem muitas coisas boas e lindas. Continue escrevendo, emocionando e sendo você mesma. Parabéns por ser essa pessoa que é, mesmo que eu não a conheça pessoalmente, pois admiro quem tem sua força e talento. Muitas felicidades e saiba que tem em mim uma leitora voraz e fiel. Abraços.

Universo de Kamy disse...

Bom, sou péssimas com palavras, mas sabe, independente de sua decisão com livros, sempre estarei aqui ^^
E mesmo sabendo que você não irá abandonar os livros GLBT, ainda sentirei falta deles qndo for começar esse hétero xD
boa sorte com seus livros e quem sabe, no ano que vem vc não mude de opinião e não coloque mais algum livro no concurso de novo? xP

Ivi Campos disse...

Vc anda sumida!!! deixei um selo pra ti no meu blog
http://meuamorpeloslivros.blogspot.com/2012/12/oi-gente.html?spref=fb