sábado, 27 de junho de 2015

Resenha - Garoto à Venda - Icaro Trindade

Em um planeta fictício semelhante a Terra, no país de Alendor, as pessoas são divididas por castas e vigoram leis rígidas contra a criminalidade.
Ianto pertence a uma das mais baixas dessas castas, e em um momento de desespero tenta roubar comida para ajudar sua família, mas é apreendido pela policia especial.
Quando acreditava que a pena de morte seria seu único destino, ele é surpreendido ao ser levado até um lugar luxuoso, onde é leiloado para alguns dos homens mais ricos e poderosos do país, num comércio ilegal de escravos sexuais.
Após ser comprado pelo magnata Eric Pitz, sua relação com o novo dono toma rumos inesperados e terá que aprender a lidar com novos sentimentos que irão surgir em si.
Afinal, o dinheiro é capaz de comprar amor?
Descubra nesse livro excitante e surpreendente!
Inspirado em Okane ga Nai e A Seleção, Garoto à Venda é um livro cheio de sexo, paixão, drama, surpresas e reviravoltas. 



O Autor

 Gaúcho de Passo Fundo, Icaro Trindade tem 19 anos e é estudante de Direito.
Ariano, nascido em 6 de abril, escreve desde seus 13 anos, mas foi em 2014 em que  começou a levar mais sério seus escritos. Fã incondicional de séries, quadrinhos, animes, livros e RuPaul's Drag Race, escreveu dois livros até o momento:
1º Lua Escarlate, lançado pela Editora Maresia.
2º Garoto à Venda, de forma independente na Amazon e Clube de Autores.



E O QUE A JOSY ACHOU:


 
Ícaro para mim é uma das melhores novidades literárias dos últimos anos. Com um livro na amazon, conquistou feitos históricos na categoria lgbt, está mantendo vendas altas e elogios de diversos canais.  Fez mais pelo gênero que muitos autores lendários, e isso é positivo para todos que dele vivem. 

Contudo, nem sempre vendas significa qualidade e, então, eu sei, muita gente olha para o livro, a sinopse e o rosto de menino do autor e pensa que é apenas mais um fruto da pura imaturidade e literatura rasa, comum nos dias de hoje.

Porém, eu quero decepcionar quem aqui está em busca de críticas pesadas. Ícaro me surpreendeu, e, de todas as formas, foi positivo.

Vou começar pelo início. Eu não lembro quando ele surgiu na minha vida, apesar de ser recente. Tive um problema com a saga Jishu, estava literalmente sem saída, e daí ele surgiu, se oferecendo para me ajudar.

Ali começou uma amizade da qual muito me orgulho. Aquele menino gaúcho – como eu ♥ Viva os pampas, tchê! – me falou que escrevia para o wattpad, e que lá fazia muito sucesso. Também que iria lançar uma obra por uma editora independente. Por ser um tipo de literatura que eu não sou próxima (lobisomens gays), eu fiquei muito interessada no seu livro Lua Escarlate, mas como ele queria lançar algo na Amazon, o ajudei no lançamento de Garoto a Venda, que, à primeira vista, parecia um livro simples, sem profundidade.

Conforme vinham chegando as resenhas, percebi que Ícaro estava agradando. A curiosidade – que antes em mim não existia – passou a despontar. O que era aquele livro que só recebia notas altas na Amazon? Vi leitores meus dos mais críticos dizendo coisas como: “Tem muito futuro”, etc... e então, decidi ler.

Eu já disse que Ícaro me surpreendeu? 

Acho que já. Mas, vou repetir. Ele me surpreendeu verdadeiramente. Não só na escrita clara e bem desenvolvida, mas também no cuidado da construção dos personagens. 

A história gira em torno de Ianto, um jovem morador de um país chamado Alendor, de família humilde que passa por um momento difícil. A família, muito pobre, não consegue custear o tratamento de saúde de sua mãe, que está doente e, num ato de desespero, Ianto resolve roubar.

Nada muito grave, não fosse o fato de que as leis de Alendor punem todos os crimes com o mesmo castigo: a morte.

Capturado pela policia, é “desviado” da morte para uma rede de tráfico de pessoas, onde é vendido a um alto preço para Eric, um homem grande, forte e de uma personalidade controladora e avassaladora.

Toda a intenção do livro é dar um ênfase a síndrome de Estocolmo, onde a vítima se apega ao seu captor, mas Ícaro fez mais que isso, ele desenvolveu um protagonista fragilizado e inconsequente, um adolescente cheio de erros, incapaz de compreender tudo que se passa consigo.

Eric mantêm Ianto preso em um quarto durante todo o dia. Com ele, deixa apenas livros gays e um colchão. Como um cachorro, o rapaz acaba por achar normal aquilo, e aceita, tanto é que aguarda com ansiedade a chegada de seu senhor.

Ianto é tão ingênuo que, após adquirir um pouco a confiança de Eric, acaba saindo um tanto do casulo e conhece um amigo de Eric, Paulo, e acredita em suas palavras, sem nenhuma base para tal.

Em diversos momentos Ianto escuta que é amado. Tanto pelo outro protagonista – ou seria antagonista? – quanto por personagens secundários. Amor, sentimento esse que se constrói e não surge do nada, acaba sendo a desculpa perfeita para os seus erros.

Ianto é um adolescente. Sem tirar nem por. Quem, com 17 anos, não acreditava que amava desesperadamente alguém a ponto de confiar cegamente naquela pessoa? Boa parte de nós, com certeza. 

Mas, na trajetória do rapaz, ele vai crescendo, aprendendo com seus erros, e por fim, tem o final que qualquer pessoa racional espera.

Os pontos negativos do livro são, além de pequenos erros de concordância, o fato de que o autor cria um universo – Alendor – mas não o desenvolve. Na verdade, Alendor é o nosso planeta, apenas com leis mais severas. De mais, nada é diferente. Possui aviões, empresas, praias, hotéis, etc. Porém, por não ser o foco da obra, não é algo que eu usaria para desmerecer o livro, até porque, boa parte dele ocorre dentro do apartamento de Eric.

Os pontos positivos: Além da desenvoltura atraente de leitura rápida, eu gostei muito das cenas sexuais. Sim, eu sei, muita gente torce o nariz. Mas, são cenas rudes, sem muita firula e enfeite, e, mesmo assim, são cenas simplesmente viciantes. Não dava para parar de ler. Num mundo onde autores só faltam fazer sexo ter cheiro de rosas, acho que muitos deles deviam ler Ícaro para ter uma noção do que é sexo de verdade!

Enfim, nota máxima. Que livro gostoso de ler!
Indico demais!!!!

Nenhum comentário: