quarta-feira, 13 de maio de 2015

Resenha - A Última Festa - Lorena Miyuki

A Última Festa - Lorena Miyuki
Sinopse
A Última Festa - Essa é a última festa do ensino médio. Todo mundo parece desesperado para se livrar dessa etapa da vida, mas alguns só querem criar boas memórias.

Pense em alguma coisa que quisesse fazer agora que, por alguma razão muito besta, você está se impedindo de fazer.
Qualquer coisa.

Qualquer coisa que não soe estúpida.


Qualquer coisa que soe verdadeira.


Onde comprar - http://amzn.to/1JIQ3fH

A Autora

Sob a alcunha de Lorena Miyuki, essa mineira nascida nos anos 80 trabalha ensinando e vive aprendendo. Entusiasta de cultura alternativa, queer e fantástica, escreve desde a infância, integrando comunidades de desafios (Laundry Service) e grupos de discussão (Crítica Literária) em diversos sites. Participou da coletânea “A Fantástica Literatura Queer”, possui alguns romances escondidos no armário e outros auto-publicados, além de e-contos disponíveis na Amazon. É redatora e administradora do site Marcado com Letras desde 2010, trabalhando na divulgação de literatura colorida e na composição de resenhas literárias, cinematográficas e culturais em geral. O site também funciona como arquivamento e distribuição gratuita de textos escritos pela própria e exposição de obras de autores selecionados.




E o que a Josy achou????


Quando baixei o livro na Amazon, disse a Lorena que faria uma resenha sobre a sua obra.

Conforme fui lendo, vi que a tarefa era árdua. 


A Última Festa, de Lorena Miyuki, apesar de breve, apenas 37 páginas, consegue atingir aquele ponto que causa a comoção. Porque o livro reflete a cada um de nós, especialmente aqueles que já passaram pela adolescência e que conseguem lembrar-se com saudosismo de um tempo em que tudo era sentido com uma intensidade chocante.


Conforme fui lendo, reagia como se a autora tivesse me conhecido aos dezessete anos, e que toda aquela festa se desenrolava nas inúmeras que vivi. 


É um livro doce e delicado. Trata da homossexualidade com a mesma delicadeza e gentileza que trata da juventude. É um retrato bem montado, bem articulado e bem expressado .


A história gira em torno de Marco, um adolescente que vê, na sua última festa de escola, seu namorado em segredo, ignorá-lo. Podia ser uma situação comum, não fosse o fato de que, Eduardo, o namorado, havia prometido que naquela festa eles iriam se assumir perante os colegas.


Ao ser rejeitado, mais uma vez, Marco se vê, durante o evento, próximo de Arthur, um carinha estranho a quem ninguém sequer dava atenção. 


A naturalidade das conversas, a forma como ambos expressam seus sentimentos enquanto escutam música, a realidade imperfeita dos personagens, enfim... tudo progrediu para o livro ser fabuloso.


Trinta e sete páginas, ao meu ver, não poderiam conter uma obra tão intensa e profunda. Ledo engano. Lorena deu show.


3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lorena Miyuki disse...

Awn <3

Edilan disse...

Terminei de ler o conto agora e estou com ressaca literária. Queria que fosse um livro, um série. Queria saber mais sobre o futuro dos personagens e conhecê-los, também. Sem dúvida uma ótima autora que passarei a acompanhar, me conquistou mesmo. E ótima resenha também, não poderia ter me expressado melhor ao ler o livro!