sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A lenda de Fausto - Samila Lages


Sinopse - A Lenda de Fausto - Samila Lages

Tudo começou porque os anjos caíram, e porque Ele já não mais os amava. E porque Eles queriam vingança, e por isso, aquele santo haveria de cair também.

Porque o Homem é vulnerável. Porque ele envelhece e enfraquece. Porque ele teme a morte e porque ele deseja.

Tudo.

Tudo ele quer, o ouro, o conhecimento e o prazer. Sim, o sublime prazer que acalenta a alma e faz arder a pele... E que faz cair, cair tão vertiginosamente...

Mas porque também ele ama. Ama profundamente e ama de verdade.

E talvez nisso, ele e aquele demônio se parecessem mais do que podiam imaginar.

E talvez isso valesse o preço de uma alma.




Resenha:

Aos poucos, o mundo Yaoi vai conseguindo expandir suas asas no Brasil. Sei da Blanxe (Monica Malheiros – Distúrbia), da Rafaela Rocha (Escapismo), eu com minha trilogia Jishu e, por fim, a incrível Samila Lages, com seu “A Lenda de Fausto”.

E é sobre este último livro que quero falar na resenha de hoje.

Esperei muito para lê-lo. A cada resenha que lia, a cada comentário de leitor apaixonado, meu desespero ia tomando proporções épicas. Eu amo Yaoi. E um Yaoi bem feito, então...

O pano de fundo é a famosa história lenda alemã tantas vezes contada e recontada por aí. Todavia, a Samila tem uma forma muito singular de relatar tal conto.

O demônio de sua história, Belial, tem a arrogância sempre por nós imaginada pelos seres das trevas, mas que também nutre uma desesperada (e mascarada!) necessidade pelo puro e pela doçura. A forma relatada por Samila a respeito da mágoa de tal ser por Deus é tocante e ao mesmo tempo angustiante. Podemos sentir os motivos de suas dores... e vemos em nós mesmos, por várias vezes, alguns daqueles fortes sentimentos nutridos pelo demônio.

Aí é que entra o grande diferencial. Quem nunca brigou com Deus é porque nunca teve um relacionamento com Ele!

A necessitada paixão que nutre e busca pelo puro e inocente, o faz cair nas garras de Fausto, um médico bom, que havia praticado o bem durante toda a sua vida.

Neste ínterim foi que descobri que A LENDA DE FAUSTO seria um livro inesquecível pra mim.

Pensem bem: um demônio argiloso, enganador de próprios anjos, com anos de experiência em manipular e desgraçar vidas, subitamente e inconscientemente se apaixona por alguém com o coração tão puro quanto um ser dos céus.

Por mais que Fausto tenha firmado um pacto com o demônio, o médico sempre se culpou por tal ato. Não era realmente sua vontade fazer isso. O que fê-lo tomar a decisão foi uma reação precipitada, quase um engano.

Todavia, com o tempo, o anjo caído Belial faz Fausto, aos poucos, cair em vários pecados... Não vou exemplificar, vocês devem realmente ler o livro. Vale – e muito – a pena. É aquela velha história do bem contra o mal, não somente na vida, mas dentro de cada um de nós.

Admito que quando comecei a ler, fiquei um tanto receosa. É complicado ler textos sobre demônios, mas a Samila tem uma maneira de narrar que nos maravilha. O trabalho de pesquisa dela é um espetáculo. Pude até mesmo me deslumbrar com a menção de meu anjo favorito (pois é, eu tenho um!): Uriel.

A Lenda de Fausto é, acima de tudo, uma história de amor. Carregada de sensualidade e polêmica, mas amor.

E esse amor em nenhum momento é condenável por Deus, afinal o próprio Deus é amor.

Aqui vem mais uma coisa que me tocou: Fausto, durante toda a sua vida foi um cara do bem, realmente um santo. Então, nos seus momentos finais ele acaba firmando aquele pacto... Deus o abandonaria por tal ato?

Confesso: o final do livro me trouxe lágrimas aos olhos. Apesar da visão negativa de Belial sobre a ação de Deus no final, eu considerei justa e misericordiosa. Perfeita.

Abençoada, com certeza.

Livro incrível, nota 10! Presença indispensável na estante de qualquer Yaoista.

Josiane Veiga


7 comentários:

Samila Lages disse...

Own Josi, muito obrigada por sua resenha, fico muitooo feliz que tenhas gostado do livro, viu? De fato a Lenda de Fausto tem tendência a ser polêmica -temas religiosos no geral o são, mas como eu escrevi MORRENDO de medo de ofender alguém, acho que ficou uma coisa até respeitosa XD
Ah, fiquei tão feliz de saber que o Uriel tem outra fã! E sabe que eu concordo com você? Deus foi muito misericordioso com Fausto, mas Belial, sabe como é, né? Orgulhoso... Ele não vai dar o braço a torcer!
E você não tem noção do quão feliz eu fico quando alguém diz que chorou no final (sádica?), hehehe.
Mas muito obrigada mesmo, linda! Fiquei super feliz com sua resenha!
Mil beijos!

Luciane Rangel disse...

Conheci a Samila na Bienal. Uma simpatia de pessoa. E o livro dela é lindo *_*

Espero logo ter a oportunidade de ler =)

Beijos!

Josiane veiga disse...

q invejaaa da lucy

Samila Lages disse...

Eu comprei o livro da Lucy e ganhei a-u-t-o-g-r-a-f-o *-*
A Lucy é linda e super simpática! Devo começar a ler Guardians em breve!

Rafaela Rocha disse...

Ok,

estou aqui me mordendo de ansiedade para ler esse livro!

Parabéns Samila, que sua estréia no mundo literário seja mega iluminada. Quero muito ler seu livro, viu?

E Josi, mais uma vez me fazendo ter a necessidade quase insana de ler um livro com suas resenhas.

Beijos!
www.escapismo.xpg.com.br

Luana Rodrigues Farias disse...

Bah que interessante este livro adorei mesmo!! Adorei e que capa mais linda!!

Bjs

Jacqueline Sampaio disse...

amoooooooooooooo de paixão tudo o que a samila escreve. conheci o livro a lenda de fausto no site yaoi project, comprei o livro apos ler os capitulos da fanfic que ainda estavam no site nyah. leio o livro quase todo o dia e recomendo pra muita gente. agora estou viciada nas outras fics que ela escreve, como o trilo do diabo.