Uma grata surpresa me recebeu essa manhã, ao chegar ao trabalho. Um aviso na minha comunidade do Orkut comunicando que Rendição havia recebido sua primeira resenha crítica. Não posso negar que fiquei com o coração na mão. Quem me conhece sabe que eu estou muito nervosa com a receptividade que Rendição vai ter do público em geral; já que, entre os fãs de literatura GLS, ele está sendo bem aceito.
Nina Shiruba certa vez me disse que eu não devia me importar, porque cada um é cada um e que sempre devo confiar no meu talento. No entanto, não sei ser assim. Sou daquelas que o coração fica na mão, desesperada e nervosa. Acredito que se um dia receber uma critica ruim, vou travar completamente e não conseguirei mais escrever... sou sensível, fazer o que?!
Então, conforme a página do blog Análises e Leituras ia carregando, eu já ia imaginando o que faria se tivesse um infarto... Mas, para minha felicidade a resenha, realista e que não se absteve de apontar características fortes dos personagens, foi essencialmente positiva. Aliás, foi um dos comentários mais positivos que já recebi na vida.
A escritora que fez a análise do livro já é uma leitora minha, mas não de meu material Yaoi. Regina já leu a Insígnia de Claymor, um livro que foi escrito em outro momento da minha vida. Uma obra que considero a melhor de todas que já escrevi, e que era revisada, corrigida e amparada por estudantes de português e historia. Rendição, ao contrário, é eu e apenas eu. Minha entrega máxima. Não tive ajuda nenhuma, e cada pesquisa (da pedofilia a doença da surdez dos cães), fiz sozinha.
Assim sendo, ler algo como “E o interessante é ver o controle que Josiane tem de toda a obra! Ela consegue nos conduzir pela história e nos mostrar que não existe só preto e branco. Seus personagens trazem problemas e dificuldades reais, enfrentam os obstáculos com garra, mas também se sentem inseguros, com medo…” faz com que todas as noites em claro, escrevendo, tenham valido à pena. Você sente que o mundo enfim pode ser capaz de aceitar um texto tão polêmico e ver a beleza do amor e o perdão (Ah, Audrey... eu já te perdoei... e agora te amo ^.^ ) mesmo que eles não sejam da forma tradicional.
Regina já é uma leitora de bagagem. O blog de suas resenhas mostram o quanto ela conhece literatura, então, sinto-me honrada por uma análise tão honesta da personalidade de Kazuo, e ao mesmo tempo tão perfeita por Aiko.
Para quem quiser ler a análise completa, clique AQUI.
Para quem tem Skoob, Rendição está AQUI.
....
Continuando a semana mais que positiva, alguém aí foi no Vila Anime no RJ? Luciane Rangel, autora de Guardians e a Ana, ilustradora de Guardians, fizeram um talk show. Foi realmente emocionante quando assisti a Lucy falando no meio daquele monte de gente, com seu livro na mão. Me remete a quando a conheci, sei lá quantos anos atrás.
Ela havia me deixado um comentário para meu livro “A rosa entre espinhos”. Normalmente, por instinto, eu sempre trato minhas leitoras com consideração. Leio seus textos, e tento dar toda a atenção que elas merecem. Naquele dia, olhando no perfil dela, descobri que ela escrevia um texto chamado “Guardians”. De cara, pensei: “deve ser cópia dos cavaleiros do zodíaco!”, já que o tema eram doze guardiões de doze signos tentando impedir o fechamento de um portal.
No entanto, de cavaleiros não tinha nada. Eles eram jovens comuns, vivendo situações típicas de pessoas de sua idade. Todo o texto era tão bom, tão bem escrito, que me apaixonei imediatamente. Naquele momento, Lucy já havia postado até o capítulo sete, e eu li eles todos no mesmo dia.
Quando comentei para ela, acabou-se criando um vinculo de amizade entre nós. Guardians foi um amor tórrido em minha vida. Eu fiquei encantada pela guardiã do meu signo (aquário), e até criei fanfics para ela, que recebeu até um fanart da Ana^^(Senhora das Montanhas, que ainda não tem um final já que travei completamente).
Portanto, é um orgulho imenso ver a Lucy lá em cima, com um microfone na mão, falando de sua história que já é a história de, pelo menos, 115 pessoas (membros de sua comunidade no Orkut).
Indico Guardians, e indico o talk show. Vale a pena assistir^^
Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=T1vIgA1V7pw
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=8BdVlN-_u9w